Técnicos do Instituto de Pesos e Medidas de Mato Grosso (Ipem-MT) percorreram oito estabelecimentos entre Cuiabá e Várzea Grande e coletaram mais de 60 marcas de produtos que compõem as tradicionais cestas e as festas de natal dos brasileiros, para a realização de analise em laboratório do Ipem-MT.
De acordo com o Gerente de Laboratório do Ipem-MT, Fabio Brum, foram coletados produtos como vinhos, panetones, espumantes e diferentes amostras de castanhas, frutas secas e amêndoas. “Os exames de avaliação da conformidade realizados no laboratório acreditados pelo INMETRO, nada mais é do que a checagem da informação pertinente a massa, volume, comprimento e números de unidades, fornecidos pelo fabricante no rótulo da sua embalagem”.
Do montante de marcas periciadas, apenas três produtos foram reprovados. Segundo Fabio, o resultado foi positivo considerando a quantidade coletada. “O resultado do trabalho, embora esteja dentro do esperado é considerado positivo. Sabemos que o consumidor esta mais exigente em relação ao que se compra, isso faz com que as empresas adotem cada vez mais rigor e um controle de qualidade mais apurado em suas linhas de produção”.
O Gerente de Laboratório ressalta ainda, “que além das fiscalizações rotineiras e das operações especiais que o Ipem-MT realiza, também é fundamental que a sociedade ajude fazendo sua parte, denunciando irregularidades que possam vir a acarretar algum tipo de dano ao consumidor”.
O Ipem-MT é um órgão designado pelo INMETRO e vinculado a Secretaria de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme-MT).
Fonte: Thalita Bruno - Assessoria/Ipem-MT |
Sampaio |
Postado: 13/12/2013 |