Cuiaba, Sexta-feira 13 de Dezembro de 2024 - Agora são:01:35

Ipem-MT registrou aumento de ações em todo Estado

Em 2011 as ações fiscalizadoras na área da qualidade foram bem maiores que no ano anterior, de acordo com dados contabilizados pelo Instituto de Pesos e Medidas de Mato Grosso (Ipem-MT), antes denominado Imeq-MT. Foram 20.515 ações no referido ano contra 15.560 em 2010. Considerável aumento também foi registrado em relação ao número de estabelecimentos visitados (sem repetição), representando 2.789 em 2011 e 1.539 em 2010. Para potencializar ainda mais o trabalho desenvolvido pelos metrologistas, em 2012 estarão entrando novos produtos na lista da fiscalização.

 

Os números são resultados das Operações Especiais, de Rotinas e das denúncias recebidas e que foram executadas abrangendo todo o Estado. Em alguns municípios, por exemplo, as ações aconteceram pela primeira vez. Como em Alto da Boa Vista, Aripuanã, Luciara, Bom Jesus do Araguaia, São Félix do Araguaia, Ribeirão Cascalheira, Confresa e Novo São Joaquim.

“O crescimento envolve vários fatores, entre eles o número da equipe que foi ampliada e recebeu mais treinamento, conforme capacitação exigida pelo setor e por ter entrado mais produtos na fiscalização. Fechamos 2011 com 149 itens na lista, mas outros integrarão o trabalho. Até dezembro teremos 351 definidos conforme Portarias do Inmetro para fiscalizar”, revelou Bento Francisco Gomes Bezerra, coordenador de Avaliação da Conformidade do Ipem-MT.

Alguns produtos como quinta roda (equipamento de articulação que serve para atrelar o cavalo no semirreboque), que é importante peça que segura a carreta ao cavalo; o pino rei, que fixa no semirreboque fazendo a articulação com a quinta roda; as rodas automotivas, aparelhos eletrodomésticos (batedeira, liquidificador), aparelhos de beleza (secador elétrico, chapa térmica usada parra alisamento e chapinha), lâmpadas LED e outros entrarão na lista no segundo semestre deste ano.

“O consumidor e estabelecimentos comerciais precisam estar atento, entre os produtos novos, existem alguns que entraram desde o dia 1º janeiro. Como o Arla 32, que é um agente redutor líquido automotivo (NOX) usado para diminuir a quantidade de poluentes dos grandes veículos a diesel, os conversores e catalisadores destinados a reposição de escapamento”, explicou Bento.

Quanto ao Arla 32 é um produto usado na bomba de abastecimento com certificação do Inmetro, mas em Mato Grosso é disponibilizado em pequenos frascos, também com Selo de Qualidade.

Em breve os 351 produtos da fiscalização, incluindo os que já fazem parte do trabalho do Ipem, como brinquedos, extintores de incêndio, mamadeiras, chupetas, mangueiras e regulador de GLP, capacetes, isqueiros, preservativos, pneus, lâmpadas, produtos elétricos e produtos têxteis estarão disponibilizados no site do Ipem-MT. Por enquanto está em manutenção para melhor disponibilidade das informações.

MUDANÇA DE NOME

Desde dezembro do ano passado o Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Mato Grosso (Imeq-MT) passou a ser denominado Instituto de Pesos e Medidas de Mato Grosso (Ipem-MT). A Lei 9.687 que trata sobre o assunto foi publicada no Diário Oficial do Estado de Mato Grosso, com data do dia 28 de dezembro de 2011.

O Ipem é vinculado à Secretaria de Estado de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme).

Fonte: ELIANA BESS Assessoria/Ipem-MT

Sampaio
Fotografo:

Postado: 19/01/2012

Serviços

Auditoria Transparéncia

Relate seu caso

Portais de Serviço

Acidentes de Consumo

Acidente de Consumo

Rua Joaquim Murtinho,1318 - Centro Sul - CEP 78020-290 - Cuiabá -MT - Fones: PABX (65)3624-8785 / OUVIDORIA (65)3624-8785 RAMAL 252
COPYRIGHT © 2024 - IPEM-MT-Todos os direitos reservados