O Instituto de Pesos e Medidas de Mato Grosso (Ipem-MT) executou em Cuiabá e Várzea Grande, entre os dias 02 e 06 de fevereiro, a Operação Especial “Boa Viagem”, designada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).
Fiscais do órgão percorreram 48 estabelecimentos e verificaram 12.748 produtos automotivos, entre capacetes utilizados por motociclistas, cadeirinhas infantis, pneus novos e reformados de carros e motocicletas, rodas automotivas e vidro de para-brisa laminado e temperado para veículos.
Foram realizadas 95 ações fiscais, sendo reprovados 35 produtos e apreendido apenas um referente a pneus reformados. As empresas que prestam este serviço devem estar registradas no Inmetro e o Ipem-MT verifica os procedimentos de execução das reformas.
“A ação, que registrou um índice de irregularidade consideravelmente baixo, de 0.28%, foi realizada com o intuito de verificar se os produtos traziam o Selo de Identificação de Conformidade Inmetro”, ressalta a diretora de Avaliação da Conformidade do Ipem-MT, Marli Nascimento.
A diretora alerta ainda que os consumidores devem observar atentamente os itens obrigatórios de identificação de segurança nos produtos. “Os capacetes devem apresentar, além do selo do Inmetro, que indica que o produto passou por ensaios e atende a requisitos de segurança, na parte externa e na etiqueta interna, as faixas retrorrefletivas e instruções na cinta jugular do produto”.
“Já as cadeirinhas de crianças para automóveis devem indicar a faixa de peso ideal para o usuário, a data de fabricação, o manual de instalação, bem como o selo do Inmetro", explicou Marli.
O Instituto ao fiscalizar estes itens garante a segurança da utilização dos produtos, evitando possíveis acidentes. Segundo a diretora “em casos de irregularidades, o produto é apreendido e os responsáveis pelo seu fornecimento e comercialização são autuados”.
O Ipem-MT é um órgão delegado do Inmetro vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec-MT).
Fonte: Thalita Bruno - Assessoria IPEM/MT |
Google/Sampaio |
Postado: 10/02/2015 |