Um acidente de consumo se caracteriza quando um produto ou serviço provoca danos à saúde ou à segurança do consumidor, mesmo quando utilizado de acordo com as instruções do fabricante.
O Instituto de Pesos e Medidas de Mato Grosso (Ipem-MT) realizou capacitação em Consumo Seguro/Acidentes de Consumo na Santa Casa de Misericórdia em Cuiabá. O encontro reuniu 40 participantes na terça (30.03) e quarta-feira (01.04), entre enfermeiros e técnicos de enfermagem e demais profissionais da saúde que atuam no local.
O objetivo foi levar informação e mostrar a importância de entender o que é um acidente de consumo e o que fazer quando eles acontecem. “Gostaríamos e estamos trabalhando para que todos possam ter acesso às informações, porém os casos mais graves de acidentes acabam dando entrada em hospitais e clínicas. Por isso precisamos intensificar a multiplicação do tema para os profissionais da saúde”, disse a especialista em segurança de produtos e agente metrológica do setor de Avaliação da Conformidade do Instituto de Pesos e Medias de Mato Grosso (Ipem-MT), Suziane Marchioreto
Um acidente de consumo se caracteriza quando um produto ou serviço provoca danos à saúde ou à segurança do consumidor, mesmo quando utilizado de acordo com as instruções do fabricante. Suziane ressalta, que se todos tiverem conhecimento sobre o tema, os acidentes podem ser prevenidos. “Esses acidentes são cada dia mais comuns e precisamos despertar essa preocupação na segurança dos produtos”.
“O Inmetro é um órgão que executa suas atividades pensando em colocar no mercado produtos de qualidade e que não vão oferecer nenhum tipo de risco à saúde e segurança do consumidor. Diante dos relatos registrados, podemos melhorar ainda mais esses produtos através de novos testes e intensificando as orientações ao consumidor”, conta Suziane.
Para o coordenador da Educação Permanente Continuada da Santa Casa, Janari Vascurvo, a ideia é mexer com o comportamento dos profissionais. “Estou sempre buscando palestras informativas para que o interesse de novas atitudes possa ser despertado”.
“O primeiro passo é mostrar a importância da cidadania, do trabalho em grupo para que possamos ser multiplicadores desse tema, não só no trabalho, mas em casa, com os amigos e familiares. E aqui na Santa Casa estamos trabalhando para implantar o registro de acidentes de consumo já no atendimento inicial dos pacientes para podermos orientá-los nesses casos”, diz o coordenador.
Na oportunidade também foi apresentado o Sistema de Informação de Acidente de Consumo (Siac), criado pelo Ministério da Justiça em parceria com o Ministério da Saúde, desenvolvido para registrar os relatos feitos pelos profissionais da área da saúde em geral. Segundo Suziane, o Siac foi apresentado com a intenção que ele possa ser alimentado por esses profissionais. “Gostaríamos que a iniciativa de relatar os casos de acidente de consumo venha fazer parte da vida das pessoas, pois é muito importante a participação dos consumidores na melhoria dos produtos colocados no mercado”.
Saiba mais sobre Consumo Seguro/ Acidente de Consumo – Acesse: www.ipem.mt.gov.br/ipem/index.php?link=14&verNota=5
Fonte: Thalita Bruno - Assessoria/Ipem.MT |
Ipem/MT |
Postado: 04/08/2015 |