Com o objetivo de disseminar a informação e mostrar a importância do registro de acidente de consumo, a Sociedade Matogrossense de Pediatria, realizou nesta quarta-feira (06.08), uma palestra sobre Consumo Seguro/Acidente de Consumo.
Como multiplicador do tema foi convidado o diretor substituto de Avaliação da Conformidade do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), Paulo Coscarelle, que ressaltou o quanto é válido os profissionais de saúde ter conhecimento sobre o assunto. “Nosso objetivo é fazer com que as unidades de saúde passem a usar o sistema de registro de acidente de consumo e também que eles possam a ser nossos parceiros na disseminação do assunto”.
Coscarelle relata ainda, que as informações fornecidas nos registros fazem com que o Inmetro tome providencias mediante o produto com índice de acidente. “O Inmetro vem fazendo grandes articulações para que essas informações possam chegar a todos. Os registros dos acidentes permitem que o Inmetro trabalhe sempre pensando em proporcionar produtos de qualidade e seguros aos consumidores”.
Para o presidente da Sociedade de Pediatria, Euze Carvalho, o pediatra não pode se limitar apenas em só dar assistência na saúde. “As pessoas mais vulneráveis ao acidente de consumo são crianças, por isso decidimos organizar essa palestra. Pertentemos também, formar grupos para a multiplicação do tema para os demais profissionais, o quais poderão repassar as orientações e saber quais providencias tomar”.
Entenda o que é Consumo Seguro/Acidente de Consumo
O Inmetro criou o Sinmac para aumentar ainda mais a segurança do consumidor. A ferramenta dá os subsídios necessários para que possam ser feitas campanhas educativas, regulamentação de produtos sujeitos a avaliação da conformidade e recalls.
No Brasil, o Inmetro monitora casos de Acidentes de Consumo desde 2006, por meio do banco de dados de Acidentes de Consumo. A partir de agora, inicia-se uma nova etapa com o Sinmac, que irá gerar relatórios e estatísticas de acidentes de consumo registrado no País.
O Brasil faz parte da Rede Consumo Seguro e Saúde (RCSS), uma parceria entre Inmetro, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e Ministério da Saúde. “O Inmetro disponibilizou para os órgãos delegados cursos voltados ao entendimento sobre a Rede Seguro e Saúde. O objetivo é formar agentes de vigilância de mercado, com base nos mecanismos utilizados pela União Europeia e Estados Unidos”, completou a agente metrológica.
Cidadãos interessados em deixar algum relato podem acessar a página on-line do Inmetro, do Ipem-MT ou a página de qualquer outro órgão delegado pelo Inmetro.
O Ipem é um órgão delegado do Inmetro e vinculado à Secretaria de Estado de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme-MT).
Fonte: Thalita Bruno - Assessoria IPEM/MT |
Cláudio Sampaio |
Postado: 07/08/2014 |