O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), através do Instituto de Pesos e Medidas de Mato Grosso (Ipem-MT), realizou entre os dias 6 á 8 de agosto, capacitação em Consumo Seguro/Acidentes de Consumo na Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá. O encontro reuniu cerca de 25 participantes entre enfermeiros e técnicos de enfermagem que atuam no local e servidores das diversas áreas de atuação do Procon-MT.
“Nosso objetivo é capacitar os profissionais da área da saúde para que possam identificar um acidente de consumo e que relatem o caso para que o Inmetro e os demais órgãos de defesa do consumidor possam tomar as devidas providências”, disse o diretor substituto de Avaliação da Conformidade do Inmetro e também palestrante, Paulo Coscarelli.
“O intuito é despertar o conhecimento e mostrar a importância de entender o que é um acidente de consumo e o que fazer quando eles acontecem. Queremos que todos possam ter acesso às informações e estamos trabalhando para isso, porém os casos mais graves de acidentes acabam dando entrada em hospitais e clínicas. Por isso precisamos intensificar a multiplicação do tema para os profissionais da saúde”, ressaltou Coscarelli.
Um acidente de consumo se caracteriza quando um produto ou serviço provoca danos à saúde ou à segurança do consumidor, mesmo quando utilizado de acordo com as instruções do fabricante. De acordo com Paulo, se todos tiverem conhecimento sobre o tema, os acidentes podem ser prevenidos. “O Inmetro é um órgão que executa suas atividades pensando em colocar no mercado produtos de qualidade e que não vão oferecer nenhum tipo de risco à saúde e segurança do consumidor. Diante dos relatos registrados, podemos melhorar ainda mais esses produtos através de novos testes ou até mesmo levar orientações ao consumidor”.
Para a Gerente de Enfermagem da Santa Casa, Roze Meire, todo tipo de conhecimento é valido. “Aqui recebemos crianças com todos os níveis de lesões e, muitas vezes, nós precisamos identificar como aquilo aconteceu. Com a capacitação fica mais fácil realizar nosso trabalho”.
Roze ressalta ainda que há intenção de formar grupos de trabalho para que os demais profissionais possam ter conhecimento do assunto. “Além dos nossos registros, também queremos orientar as pessoas sobre o que é ou como proceder diante de um caso de acidente de consumo”.
Na oportunidade também foi apresentado o Sistema de Informação de Acidente de Consumo (Siac), criado pelo Ministério da Justiça em parceria com o Ministério da Saúde, desenvolvido para registrar os relatos feitos pelos profissionais da área da saúde em geral. De acordo com a coordenadora de saúde e segurança da Secretaria Nacional do Consumidor, Thaísa Mello, o foco é mostrar como esse trabalho de registro vai fazer a diferença para nós e quais tipos de informações são relevantes na realização dos relatos.
“Apresentamos o Siac com a intenção que ele possa ser usado por esses profissionais. Gostaríamos que a iniciativa de relatar os casos de acidente de consumo venha fazer parte da vida das pessoas, pois queremos a participação dos consumidores na melhoria dos produtos colocados no mercado”, disse Thaísa.
Para agente metrológica do setor de Avaliação da Conformidade do Ipem-MT e responsável pelo Consumo Seguro em Mato Grosso, Suziane Marchioreto, a capacitação despertou o interesse dos participantes. “Houve vários questionamentos e os participantes interagiram no assunto, com isso acreditamos que vamos conseguir executar esse trabalho relevante para a saúde e segurança dos consumidores, com sucesso no Estado. Aos poucos estamos disseminando esse tema tão importante para toda sociedade”.
Fonte: Thalita Bruno - Assessoria IPEM/MT |
Claudio Sampaio |
Postado: 08/08/2014 |