Operação “Tá fora, tá fora” iniciada na semana passada em Mato Grosso, para verificar a qualidade dos fios e cabos elétricos disponíveis na cidade de Cuiabá e Várzea Grande, contou com a parceria do IPEM-MT e do Sindicel.
O nome da operação significa que se está fora da norma está fora da prateleira. Hoje selecionamos nas lojas de materiais elétricos as marcas de fios e as bitolas e fazemos o ensaio de resistência elétrica no local. Caso haja irregularidade, já fazemos a apreensão.
A Qualifio também apoiou a operação realizando um treinamento para os representantes do IPEM-MT, Procon, Delegacia do Consumidor e Associação dos Comerciantes de Material de Construção de Mato Grosso Mato-grossense sobre a importância dos ensaios de resistência elétrica e fiscalização.
O fio tem cobre e quanto mais grosso tem mais facilidade de transportar energia. É importante que este fio tenha a quantidade de cobre ideal porque, caso contrário, levará menos energia e haverá perdas com o gasto excessivo de eletricidade e acidentes mais graves, explica Bento Bezerra, presidente do IPEM-MT, ligado ao INMETRO.
Fonte: IPEM-MT |
IPEM-MT |
Postado: 22/01/2020 |