O que é o cronotacógrafo (ou tacógrafo)?
É um instrumento de medição utilizado para monitorar velocidade, tempo e distância percorrida pelo veículo.
Quais veículos são obrigados a portar cronotacógrafos?
Veículos de carga com peso bruto acima de 4.536 quilogramas, e os veículos de passageiros com mais de 10 lugares. (artigo 105 do Código de Trânsito Brasileiro).
Os cronotacógrafos estão sujeitos ao controle metrológico?
Sim. Todo cronotacógrafo precisa ser submetido à verificação inicial, feita antes do instrumento ser posto à venda, e que consiste em verificar se o cronotacógrafo foi fabricado de acordo com o modelo aprovado pelo Inmetro e atende ao regulamento técnico metrológico específico para esse instrumento.
Além disso, depois de instalado no veículo, o cronotacógrafo precisa passar por verificação subseqüente a cada dois anos, ou sempre que sofrer reparo ou manutenção.
Onde é feita a verificação subseqüente?
Os cronotacógrafos são verificados nos Postos de Ensaio credenciados pelo INMETRO. Caso não haja Posto de Ensaio credenciado nas proximidades, o detentor do instrumento poderá dirigir-se a um Posto de Selagem.
O que faz um Posto de Selagem?
O Posto de Selagem coloca os selos plásticos (lacres) e o selo adesivo (etiqueta) nos pontos estipulados para essa finalidade e concede prazo de três meses para o detentor do veículo levá-lo até um Posto de Ensaio.
O que faz um Posto de Ensaio?
No Posto de Ensaio são feitas as inspeções e os ensaios exigidos pelo regulamento técnico metrológico específico para cronotacógrafos. Também são colocados os selos plásticos e o selo adesivo. Uma vez aprovado, é emitido o certificado de verificação com validade para 2 anos.
Como imprimir a Guia de Recolhimento da União - GRU para pagamento referente a verificação do cronotacógrafo?
Para imprimir a GRU, basta acessar a página do Inmetro.
Como saber se determinado veículo já foi verificado? Para obter essa informação, é necessário ter em mãos o número do RENAVAM e placa do veículo. O Inmetro/RS disponibiliza esses dados. Clique aqui.fotos para imprensa