Cuiaba, Sexta-feira 20 de Maio de 2022 - Agora são:12:52

Previous
Next

Bomba Medidora de Combustveis Lquido

O Ipem-MT no Posto de Combustíveis

As equipes metrológicas verificam periodicamente os equipamentos de medição utilizados nos postos, ou seja, bombas de combustível, de óleo lubrificante e as medidas de volume de 20 litros. Esta cartilha descreve como esse trabalho é realizado.
Entretanto, existem outros instrumentos e produtos sujeitos à verificação: lubrificantes, aditivos, fluidos para freio, desodorizantes e demais produtos pré-medidos comercializados pelo Posto, podem ser coletados para posterior verificação nos laboratórios do Ipem-MT.
Essas práticas asseguram que os instrumentos em uso e os produtos comercializados sejam metrologicamente confiáveis.

Verificação inicial
É realizada junto ao fabricante da bomba medidora de combustíveis, do medidor de óleos lubrificantes e da medida de volume, antes da comercialização, de modo a garantir que as mesmas mantenham as características exigidas pelas portarias específicas de aprovação de modelo, expedidas pelo INMETRO.


Verificação subseqüente e eventual
Compreendem um conjunto de procedimentos que visam assegurar a permanência das características de fabricação da bomba medidora, do medidor de óleo e da medida de volume, bem como o seu correto funcionamento e utilização nos postos de combustíveis. A verificação subseqüente é realizada anualmente, ou seja, uma vez a cada exercício. A verificação eventual é realizada sempre que houver a necessidade de uma nova verificação em virtude da reprovação, conserto ou manutenção do instrumento ou medida em verificação anterior e nos casos em que haja obliteração (desaparecimento lento ou supressão) da Marca de Verificação.

Inspeção metrológica
É uma rotina fiscal executada a qualquer tempo, independentemente de outras verificações, sem que haja cobrança pelo serviço. O procedimento técnico é o mesmo utilizado na verificação subseqüente e eventual.

IMPORTANTE
As verificações Inicial, Subseqüente e Eventual têm caráter obrigatório e resultam, necessariamente, na colocação de uma marca de verificação no instrumento. Os valores cobrados por estas verificações constam da tabela de taxas de serviços metrológicos.

Servios

Auditoria Transparncia

Relate seu caso

Portais de Serviço

Acidentes de Consumo

Acidente de Consumo

Rua Joaquim Murtinho,1318 - Centro Sul - CEP 78020-290 - Cuiabá -MT - Fones: PABX (65)3624-8785 / OUVIDORIA (65)3624-8785 RAMAL 252
COPYRIGHT © 2022 - IPEM-MT-Todos os direitos reservados