Cuiaba, Sexta-feira 26 de Abril de 2024 - Agora são:16:21

Previous
Next

Serviço de Arqueação de Tanque

A arqueação de tanques consiste na determinação da capacidade volumétrica de reservatórios (silos, tanques ou embarcações) utilizados para armazenamento de produtos a granel. O objetivo é assegurar a confiabilidade metrológica, nas medições fiscais e de controle de estoque nas empresas.
Na arqueação os técnicos medem o diâmetro, a espessura e a altura do tanque de acordo com as normas da ISO 7501-1. Para tanto se utilizam de trenas, medidores de espessura entre outros instrumentos devidamente calibrados.
O Ipem-MT está preparado para prestar o pronto-atendimento a empresas de Mato Grosso e também de outros estados. Para solicitar a arqueação dos tanques os interessados devem entrar em contato com o instituto de Pesos e Medidas de Mato Grosso Ipem-MT. Ou ainda enviar um fax para o número de telefone (065) 3624-8785.
A empresa deve fornecer as dimensões do tanque para que os técnicos do instituto possam elaborar o orçamento de custo da tabela volumétrica. Com o uso da tabela volumétrica, o interessado poderá saber a qualquer momento, quanto de produto existe no tanque, bastando para isso comparar o comprimento em centímetros indicado pela trena de profundidade e a quantidade em litros indicada pela tabela.
Após a medição é emitido um Certificado de Arqueação do tanque, documento de caráter oficial, válido por dez anos, certificando que foi feita a arqueação de um tanque com vistas a atender as exigências de órgãos governamentais.
O serviço deve ser feito sempre que haja alguma intervenção no tanque que acarrete alteração no volume (modificação, manutenção ou reparos), ou quando as autoridades competentes julgarem necessário. Para a realização do serviço o tanque deve estar vazio, limpo e desgaseificado de acordo com a norma NBR 14787.

PARA OBTER ORÇAMENTO
- enviar fax: (065) 3624-8785

DOCUMENTOS EMITIDOS
- Certificado de arqueação;
- Tabela volumétrica; e
- Boleto bancário com prazo de 10 dias para pagamento.
CONTATO:
- Bento
- Rua Joaquim Murtinho, 1318 – Centro Sul Porto
- Fone(65) 3624-8785

Serviços

Auditoria Transparência

Relate seu caso

Portais de Serviço

Acidentes de Consumo

Acidente de Consumo

Rua Joaquim Murtinho,1318 - Centro Sul - CEP 78020-290 - Cuiabá -MT - Fones: PABX (65)3624-8785 / OUVIDORIA (65)3624-8785 RAMAL 252
COPYRIGHT © 2024 - IPEM-MT-Todos os direitos reservados