Cerca de 14 servidores que atuam no laboratório do Instituto de Pesos e Medidas de Mato Grosso (Ipem-MT), participaram neste mês de agosto do curso NBR ISO/IEC 17025:2005, ministrado pelo professor Eudes Pereira, do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO).
O curso tem o objetivo de repassar informação aos profissionais que queiram adquirir os conhecimentos necessários para implantar um sistema ideal para laboratórios de ensaios e calibrações, conforme os requisitos estabelecidos pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
Segundo o assessor da presidência, João Henrique Targa de Moraes, esse treinamento é fundamental para laboratórios que querem ser acreditados pelo INMETRO. “Durante as palestras foram apresentados temas importantes aos servidores como, por exemplo, as normas para se obter um laboratório acreditado e requisitos a serem seguidos para realizar aquilo que se propõe. A expectativa é que nos próximos anos o laboratório do Ipem-MT também seja acreditado, ou seja, seguindo a Norma Brasileira do ISO/17025:2005”.
O assessor ressalta ainda que a acreditação do laboratório do Ipem de Mato Grosso não significa que suas atividades realizadas atualmente não são competentes, pelo contrário, esta busca por inovação é um trabalho do órgão no intuito de oferecer sempre melhor qualidade na execução do serviço.
Para a coordenadora do setor de pré-medidos do Ipem-MT, Elaine Barros, a acreditação completa é um processo a ser realizado a longo prazo, porém algumas mudanças devem ser realizadas de forma imediata. “Através do curso conseguimos obter a noção do que é um laboratório ideal certificado, informações que vão fazer parte do nosso cotidiano a partir de agora, inclusive, com melhorias que devem ser feitas dentro da nossa estrutura até sermos acreditados de fato”.
O Ipem-MT é um órgão delegado do INMETRO e vinculado a Secretaria de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme-MT).
Fonte: Thalita Bruna |
Sampaio |
Postado: 03/10/2013 |