Cuiaba, Sábado 27 de Abril de 2024 - Agora são:11:03

Previous
Next

Inmetro Ministra Curso para Servidores do Ipem-MT

Cerca de 14 servidores que atuam no laboratório do Instituto de Pesos e Medidas de Mato Grosso (Ipem-MT), participaram neste mês de agosto do curso NBR ISO/IEC 17025:2005, ministrado pelo professor Eudes Pereira, do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO).

O curso tem o objetivo de repassar informação aos profissionais que queiram adquirir os conhecimentos necessários para implantar um sistema ideal para laboratórios de ensaios e calibrações, conforme os requisitos estabelecidos pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Segundo o assessor da presidência, João Henrique Targa de Moraes, esse treinamento é fundamental para laboratórios que querem ser acreditados pelo INMETRO. “Durante as palestras foram apresentados temas importantes aos servidores como, por exemplo, as normas para se obter um laboratório acreditado e requisitos a serem seguidos para realizar aquilo que se propõe. A expectativa é que nos próximos anos o laboratório do Ipem-MT também seja acreditado, ou seja, seguindo a Norma Brasileira do ISO/17025:2005”.

O assessor ressalta ainda que a acreditação do laboratório do Ipem de Mato Grosso não significa que suas atividades realizadas atualmente não são competentes, pelo contrário, esta busca por inovação é um trabalho do órgão no intuito de oferecer sempre melhor qualidade na execução do serviço.

Para a coordenadora do setor de pré-medidos do Ipem-MT, Elaine Barros, a acreditação completa é um processo a ser realizado a longo prazo, porém algumas mudanças devem ser realizadas de forma imediata. “Através do curso conseguimos obter a noção do que é um laboratório ideal certificado, informações que vão fazer parte do nosso cotidiano a partir de agora, inclusive, com melhorias que devem ser feitas dentro da nossa estrutura até sermos acreditados de fato”.

O Ipem-MT é um órgão delegado do INMETRO e vinculado a Secretaria de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme-MT).

Fonte: Thalita Bruna

Sampaio
Fotografo:

Postado: 03/10/2013

Serviços

Auditoria Transparência

Relate seu caso

Portais de Serviço

Acidentes de Consumo

Acidente de Consumo

Rua Joaquim Murtinho,1318 - Centro Sul - CEP 78020-290 - Cuiabá -MT - Fones: PABX (65)3624-8785 / OUVIDORIA (65)3624-8785 RAMAL 252
COPYRIGHT © 2024 - IPEM-MT-Todos os direitos reservados