Cuiaba, Sábado 27 de Abril de 2024 - Agora são:12:20

Previous
Next

Ipem-MT alerta sobre importância do registro de acidente de consumo

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) criou o Sistema de Monitoramento de Acidente de Consumo (Sinmac), para aumentar ainda mais a segurança do consumidor. O ferramenta vai a melhorar a fiscalização e regulamentação de produtos sujeitos a avaliação da conformidade por meio da construção de dados estatísticos.

O presidente do Instituto de Pesos e Medidas de Mato Grosso (Ipem-MT), Clodoaldo Ferreira, explica que “os registros feitos pela sociedade, em geral, auxilia no aperfeiçoamento à identificação de produtos que oferecem mais riscos à saúde e segurança do consumidor, por isso a participação do cidadão é muito importante”.

Segundo a diretora substituta do setor de Avaliação da Conformidade do Ipem-MT, Suziane Cristina, após o consumidor relatar seu caso, o Inmetro analisa as informações, priorizando o produto em questão, na criação de regulamento técnico e programas de avaliação da conformidade compulsórios, como aconteceu, por exemplo, com escadas domesticas, berços infantis entre outros”.
 
“No Brasil, o Inmetro monitora casos de Acidentes de Consumo desde 2006, por meio do banco de dados de Acidentes de Consumo. A partir de agora, inicia-se uma nova etapa com o Sinmac, que irá gerar relatórios e estatísticas de acidentes de consumo registrado no País”, diz Suziane.

Desde 2013 o Brasil faz parte da Rede Consumo Seguro e Saúde (RCSS), uma parceria entre Inmetro, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anavisa) e Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon). “O Inmetro disponibilizou para os órgãos delegados cursos voltados ao entendimento sobre a Rede Seguro e Saúde. O objetivo é formar agentes de vigilância de mercado, com base nos mecanismos utilizados pela União Europeia e Estados Unidos”.

Os cidadãos que se interessarem em deixar seu relato podem estar acessando a página on-line do Inmetro (www.inmetro.gov.br), do Ipem-MT (www.ipem.mt.gov.br) ou a página de qualquer outro órgão delegado pelo Inmetro.

O Ipem é um órgão delegado do Inmetro e vinculado à Secretaria de Estado de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme-MT).

Fonte: THALITA BRUNO Assessoria/Ipem-MT

sem foto
Fotografo:

Postado: 27/01/2014

Serviços

Auditoria Transparência

Relate seu caso

Portais de Serviço

Acidentes de Consumo

Acidente de Consumo

Rua Joaquim Murtinho,1318 - Centro Sul - CEP 78020-290 - Cuiabá -MT - Fones: PABX (65)3624-8785 / OUVIDORIA (65)3624-8785 RAMAL 252
COPYRIGHT © 2024 - IPEM-MT-Todos os direitos reservados