Cuiaba, Terça-feira 26 de Novembro de 2024 - Agora são:19:39

Ipem faz palestra sobre prevenção de acidentes domésticos

Atividade faz parte da Semana Mato-grossense de Orientação e Prevenção de Acidentes Domésticos instituída por Lei

O Instituto de Pesos e Medidas de Mato Grosso (Ipem-MT) através da Diretoria de Avaliação da Conformidade realizou nesta quinta-feira 25/06, semana que antecede as férias escolares de julho, palestra à 170 alunos do ensino fundamental do Centro Educacional Aplicação, no bairro Flamboyant sobre a prevenção de acidentes domésticos.

A atividade faz parte da Semana Mato-grossense de Orientação e Prevenção de Acidentes Domésticos instituída pela Lei Estadual 10.266/2015, que objetiva disseminar a importância da prevenção desse tipo de acidente.

“Segundo dados da Organização Não Governamental Criança Segura, 90% desses acidentes podem ser evitados apenas com adoção de medidas simples dentro de casa. A adoção dessas medidas preventivas é a melhor forma de evitar os acidentes domésticos. “Prevenção esse é nosso foco”, destaca a especialista em segurança de produtos e agente metrológica do setor de Avaliação da Conformidade do Ipem, Suziane Marchioreto Lopes.

Entre as dicas para se prevenir acidentes domésticos estão a proteção em tomadas e instalações elétricas, a manutenção de medicamentos, facas, objetos pontiagudos e produtos de limpeza fora do alcance das crianças, a proteção de quinas de móveis e paredes com capa de borracha, o cuidado com o cabo de panelas no fogão ao cozinhar, a proteção de janelas, sacadas e piscinas  com telas ou grades para se evitar quedas.

Conforme Suziane atualmente não existe no país dados estatísticos sobre acidentes de consumo e acidentes domésticos. “Os números existentes são apenas genéricos. Nosso trabalho em Mato Grosso é justamente para ajudar a consolidar estatísticas através banco de dados do Sinmac, além de conscientizar as crianças sobre a prevenção desse tipo de acidente”, elenca.

Em comemoração à Semana Mato-grossense de Orientação e Prevenção de Acidentes Domésticos, o Ipem também está disponibilizando  em seu site algumas cartilhas com dicas de como se evitar acidentes domésticos.

O Ipem-MT é um órgão delegado do Inmetro vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec-MT) e integra a rede consumo seguro e saúde de Mato Grosso, que visa promover a proteção dos consumidores em atividades relacionadas à segurança de produtos de consumo.

Acidente de consumo - Um acidente de consumo acontece quando um produto ou serviço prestado provoca danos à saúde e segurança do consumidor, mesmo quando utilizado adequadamente ou de acordo com as instruções de uso fornecidas pelo fabricante/fornecedor. Essa lesão pode ser causada por um defeito do produto, pela falta de informação adequada ou ainda por informações incorretas em relação ao seu uso.

Acidentes domésticos: quando uma pessoa se acidenta dentro de casa em função de um ato inseguro, que pode se dar por imprudência, imperícia ou negligência de quem o comete. Os acidentes domésticos podem ou não estar associados a um produto.

Sistema Inmetro de Monitoramento de Acidentes de Consumo

No Brasil, o Inmetro monitora casos de acidentes de consumo desde 2006, por meio do Banco de Dados de Acidentes de Consumo. Estas  estatísticas norteiam diversas ações são tomadas com base nesses dados, tais como criação e aperfeiçamento de regulamentos técnicos, campanhas de conscientização, interação com o setor produtivo, tornando os produtos mais competitivos e seguros, primando pela saúde e segurança dos consumidores, bem como, permitem estimar os impactos destes eventos no sistema de saúde, com o tratamento de vítimas, e na produtividade do País, com o afastamento de consumidores que se acidentam em seus postos de trabalho.

O Sinmac não é um sistema de reclamações dos consumidores. Conforme mencionado é um banco de dados de acidentes a partir do qual podem ser extraídas estatísticas para fundamentar a adoção de ações visando à proteção do consumidor. Dessa forma, além do relato do acidente no Sinmac, o consumidor deve entrar em contato com o fabricante, procurar os órgãos de defesa do consumidor para garantir que seus direitos sejam preservados e dependendo da gravidade da lesão deve também procurar atendimento médico para tratá-la.

Fonte: Diretoria de Avaliação de Conformidade

Suziane
Fotografo:

Postado: 25/06/2015

Serviços

Auditoria Transparéncia

Relate seu caso

Portais de Serviço

Acidentes de Consumo

Acidente de Consumo

Rua Joaquim Murtinho,1318 - Centro Sul - CEP 78020-290 - Cuiabá -MT - Fones: PABX (65)3624-8785 / OUVIDORIA (65)3624-8785 RAMAL 252
COPYRIGHT © 2024 - IPEM-MT-Todos os direitos reservados