A Semana Mato-Grossense de Orientação e Prevenção de Acidentes Domésticos foi instituída pela Lei nº 10.266/2015 e é realizada na última semana do mês de junho.
O Instituto de Pesos e Medidas de Mato Grosso (Ipem-MT) , através da Diretoria de Avaliação da Conformidade, realiza de 26 a 30 de junho orientação sobre prevenção de acidentes domésticos em três escolas municipais, em Cuiabá e Várzea Grande, essas atividades são realizadas na Semana Matogrossense de Orientação e Prevenção de Acidentes Domésticos. A semana tem o objetivo de levar à comunidade, informações quanto à prevenção de acidentes domésticos, que segundo dados da ONG Criança Segura, podem ser evitados através da prevenção em 90% dos casos.
Desde 2013 o Ipem realiza ações relacionadas à segurança de produtos e acidentes de consumo. De acordo com a especialista em segurança de produtos Suziane Cristina Marchioreto, além das palestras será distribuída uma cartilha aos estudantes. “A orientação aos alunos será por meio de uma abordagem simples, lúdica e com interação”.
Durante a semana também serão repassadas orientações quanto ao risco dos cordões de cortinas e persianas. “Faremos um alerta sobre esse risco tão pouco conhecido, que também pode estar presente em nossas casas e em ambientes que frequentamos rotineiramente”, destaca Suziane.
Anualmente, diversos casos de acidentes por estrangulamento de crianças, inclusive fatais, causados por cordões de persianas e cortinas, são registrados em todo o mundo. No Brasil, onde já foram identificados alguns relatos, o Inmetro está à frente de uma campanha de conscientização, com o intuito de alertar pais, responsáveis, classe médica e institutos de ensino infantil sobre o perigo, integrando uma ação global com 17 países, que se realiza entre 23 e 30 de junho. A iniciativa é fruto de uma parceria com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), criadora da campanha, que reúne os regulamentadores dos países que são referência em segurança infantil, como os Estados Unidos, Canadá, Austrália e os da União Europeia. No Brasil, além do Inmetro, a ONG Criança Segura e o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) também aderiram.
O Ipem é um órgão delegado do Inmetro e em Mato Grosso está vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec).
Palestras nas escolas:
EMEB Prof. Ranulpho Paes de Barros - Bairro Santa Izabel - Cuiabá
Data: 27.06 (segunda-feira) - matutino e vespertino
EMEB Ana Francisca de Barros - Bairro 23 de Setembro - Várzea Grande
Data: 28.06 (terça-feira) - matutino e vespertino
EMEB Profª Marilce Benedita de Arruda - Bairro Centro - Várzea Grande
Data: 28.06 (terça-feira) - matutino e vespertino
Fonte: Diretoria de Avaliação da Conformidade - Ipem/MT |
Google |
Postado: 27/06/2016 |