Dicas para evitar acidentes domésticos
NÚMEROS ALARMANTES
Segundo o Ministério da Saúde, a cada ano são registradas seis mil mortes e mais de 140 mil internações na rede pública de crianças abaixo de 14 anos, vítimas de acidentes domésticos. O perigo está em todo lugar, de utensílios domésticos até os próprios brinquedos. Confira os cuidados recomendados pelo Instituto de Pesos e Medidas de Mato Grosso.
Na Cozinha
Foto: MCA Estúdio / Divulgação
Não deixe crianças no local enquanto algum adulto estiver cozinhando. O cabo da panela deve estar virado para o centro do fogão; guarde fora do alcance das crianças fósforos, isqueiros e objetos pontiagudos, como facas, garfos e tesouras; o botijão de gás deve estar fora da casa e ter válvula de segurança. Mesmo cuidados para pratos, copos,
Banheiro
Foto: Divulgação / Realtor.com
O piso deve ser antiderrapante; não deixar que crianças pendurem-se no vaso e na pia; guardar lâminas de barbear, perfumes, desodorantes e cosméticos fora do alcance das crianças; remédios devem ser guardados em lugares trancados; vigiar as crianças menores no banho e deixar a tampa do vaso sanitário fechada para evitar afogamentos.
Lavanderia e área de serviço
Foto: Divulgação / Realtor.com
Guarde produtos de limpeza, raticidas, inseticidas, álcool, ceras, fertilizantes e outros produtos tampados em armários altos e trancados. Não colocar produtos de limpeza em outros frascos, como os de refrigerante, pois podem ser confundidos pelas crianças; não deixar baldes com água, para prevenir afogamentos; ferro de passar mantido longe das crianças.
Aparelhos elétricos
Use protetores especiais nas tomadas, para evitar que as crianças coloquem as mãos e outros objetos na tomada; deixe aparelhos desligados, quando não estão sendo usados; mantenha os fios dos aparelhos eletrônicos com comprimento suficiente para alcançar as tomadas, sem muita sobra; instale os aparelhos eletrônicos sobre móveis firmes, para que as crianças não consigam puxar.
Escadas, portas e janelas
Foto: William de Moura / Agência O Globo
Instale corrimãos nos dois lados das escadas, assim como grades na entrada e na saída da escada. Coloque grades e telas de proteção nas janelas, sacadas e piscinas; portas de vidro devem ser sinalizadas; instale fixadores nas portas.
Brinquedos
Foto: Arquivo / Lucíola Villela
Verifique se o brinquedo tem o Selo de Identificação de Conformidade do Inmetro, que deve estar sempre visível ao consumidor. Cuidado com peças pequenas e que podem ser engolidas; guarde os brinquedos em lugares arejados, para evitar alergias; não use andadores, as crianças podem cair em escadas ou em qualquer desnível que tiver, causando acidentes.
Camas e berços
Foto: DIVULGAÇÃO
Os berços devem estar de acordo com as normas do Inmetro; não se deve deixar bebês sozinhos na cama; os cobertores e lençóis devem estar presos ao colchão, evitando a asfixia; evite o uso de camas beliche, pois podem causar sérias quedas.
Fonte: O Globo |
Divulgação O Globo Fotografo: |
Postado: 23/02/2017 |