Cuiaba, Quinta-feira 02 de Maio de 2024 - Agora são:12:35

Previous
Next

Mais de 2.600 alunos receberam orientação

 

Mais de 2.600 alunos receberam orientação

    A Semana Mato-grossense de Orientação e Prevenção de Acidentes Domésticos, realizada pela Rede de Consumo Seguro e Saúde de Mato Grosso (RCCS-MT), sob coordenação Instituto de Pesos e Medidas de Mato Grosso (Ipem-MT), foi marcada pela troca de informações. Os organizadores orientaram os alunos sobre os cuidados para evitar acidentes e ouviram os casos vivenciados pelos alunos que participaram das palestras.

    A ação foi desenvolvida para mais de 2.600 estudantes de diversas escolas da rede municipal e estadual de Cuiabá e Várzea Grande, com alunos entre 04 e 18 anos.

    “As crianças ficam ansiosas para contar os acidentes acontecidos com elas. A maioria deles com faca na cozinha, acabam se cortando mesmo em companhia da mãe, enquanto cortam legumes para ajudar no preparo das refeições e outros ao cortar frutas para o lanche”, os acidentes na cozina são muito comuns independente da idade da criança, mesmo com supervisão de um adulto, outro acidente que acontece com frequencia na cozinha é a queimadura, revelou a agente do IPEM/MT e coordenadora da RCSS-MT, Suziane Cristina Marchioreto.

    “Dentro de casa mais tempo durante as férias, as crianças ficam mais expostas a situações de perigo. Em casos específicos de chão molhado, deve-se estar calçado, pois, fica escorregadio e as quedas acabam sendo inevitáveis. A orientação é usar chinelo para tomar banho e onde o piso estiver molhado.”, frisou Suziane.

    Mas existem outros perigos domésticos que ameaçam a segurança da família. Como, por exemplo, usar o celular ou tablet enquanto estão na tomada carregando, escalar móveis que podem tombar sobre as crianças, manusear ou ingerir produtos de limpeza, que podem causar intoxicações entre outros.

    “Não se deve usar o celular ou o tablet nessas condições, pois obriga o aparelho a buscar mais energia, enquanto está recebendo carga, sem falar que além do risco de choque elétrico pode haver um super aquecimento da bateria, podendo causar queimaruras, ou uma explosão. Deixar o carregador na tomada sem estar em uso também é outro fator de risco, especialmente para bebês e bichinhos de estimação. O carregador continua recebendo energia, se o bebê ou o animal de estimação levar o fio na boca ou puxar da tomada pode levar um choque”, avisa Suziane.

    Os alunos após as orientações receberam a cartilha Criança Segura, que traz de forma lúdica orientações sobre alguns riscos aos quais elas estão expostas.

    A estudante Nidyelle Santos Flor, parece ter entendido o que aprendeu. “Não podemos mexer com fogo sem a ajuda dos pais, portanto, na cozinha tem que tem um adulto por perto. Para tomar banho tem que usar chinelo e principalmente não usar o celular quando estiver carregando. Tem que cuidar”, declarou.

    Para a equipe responsável pelo trabalho, não restam dúvidas de que trabalhar com as crianças traz bons resultados, pois, elas são grandes multiplicadoras do que aprendem, contam para os pais, irmãos e amiguinhos. São sinceras, espontâneas, relatam acidentes ocorridos e garantem que não vão mais fazer da forma errada. “Estamos plantando uma semente que com certeza dará frutos”, destacou Suziane, que já participa desde 2013 das orientações em escolas, que tem como bjetivo a prevenção de acidentes domésticos. Aliás, para a agente metrológica, é um dos trabalhos que mais gosta de fazer (saúde e segurança) dentro das suas atribuições.

 

Semana de Orientação e Prevenção de Acidentes Domésticos de Mato Grosso

    Criada através da Lei Estadual 10.266 de 10/02/2015, a Semana Mato-grossense de orientação e prevenção de acidentes domésticos foi instituída para acontecer sempre na última semana de junho, antecedendo as férias escolares de julho. Nesta edição, foram mais de 2.600 alunos participantes.

 

RCSS-MT

    A RCSS-MT foi instalada em 28 de março de 2017, tendo o Ipem-MT como coordenador, com o propósito de desenvolver ações que visem a saúde e segurança dos consumidores mato-grossenses, a criação das redes locais é uma iniciativa do GT-Brasil (Grupo de Trabalho) que é constituído pelo INMETRO, SENACON e ANVISA.

    Além do Ipem-MT, integram a RCCS-MT o Procon/MT, Procon Municipal de Várzea Grande, Lacen-MT, SES/MT-VISA, Vigilância Sanitária Municipal de Cuiabá, ABIN-MT, Corpo de Bombeiros, Receita Federal, Anvisa, Sociedade Mato-grossense de Pediatria, DECON.

    O Ipem-MT é um órgão delegado do Inmetro e vinculado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico.

 

Fonte: IPEM-MT

IPEM-MT
Fotografo:

Postado: 07/07/2017

Serviços

Auditoria Transparência

Relate seu caso

Portais de Serviço

Acidentes de Consumo

Acidente de Consumo

Rua Joaquim Murtinho,1318 - Centro Sul - CEP 78020-290 - Cuiabá -MT - Fones: PABX (65)3624-8785 / OUVIDORIA (65)3624-8785 RAMAL 252
COPYRIGHT © 2024 - IPEM-MT-Todos os direitos reservados