O Instituto de Pesos e Medidas de Mato Grosso (Ipem-MT) realizou uma palestra aos comerciantes do Shopping Popular de Cuiabá, com o objetivo de levar orientação sobre os produtos certificados e regulamentados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normatização e Qualidade Industrial (Inmetro). A ação ocorreu no Espaço Cultural do Shopping, na quinta-feira (27.07), e contou com a participação de todos os associados.
“Foi um trabalho sobre a conscientização que deve ser considerada na hora deles adquirirem as mercadorias, como a importância do selo do Inmetro nos produtos e da etiqueta com as informações obrigatórias nos produtos têxteis. E está diretamente ligada aos produtos que eles vendem no espaço, como brinquedos, roupas, capacetes, preservativos, entre tantos outros que são de certificação compulsória”, explicou a diretora de Avaliação da Conformidade do Ipem-MT, Marli do Nascimento.
Isso quer dizer que os comerciantes precisam se preocupar em comprar produtos dentro do que preveem as normas, que sejam corretos, que realmente tenham as informações obrigatórias e o selo de certificação do Inmetro.
Na oportunidade, foi explicado porque o produto recebe o selo. “É um indicativo de que o produto passou por ensaios, pelo teste em laboratório credenciado pelo Inmetro. O produto só recebe o selo quando é aprovado, portanto dá uma segurança para o consumidor”, frisou Marli.
O assunto agradou os comerciantes do local. No final da palestra, já havia pessoas multiplicando o conhecimento recebido, informando aos colegas o conteúdo e a importância do tema debatido, tanto para eles como para o cliente.
Além disso, eles não estavam acostumados com esse tipo de diálogo. “Falaram que nunca aconteceu de um órgão fiscalizador ir para fazer palestras orientativas, que geralmente vai lá só para apreender os produtos. Também agradeceram pelo trabalho de prevenção que o Ipem vem fazendo com eles”, pontuou a diretora.
O trabalho preventivo diz respeito à retirada de produtos de risco do local, durante as operações especiais realizadas pelo Instituto de Pesos e Medidas. São produtos que oferecem mais riscos à segurança do cidadão, mas que ainda não são fiscalizados por operações de rotina, uma vez que não há essa atuação dentro dos Shoppings Populares em nenhum local do país.
“Mas o Ipem tem conseguido tirar os produtos de risco de lá. Não temos problema com isso, o que já representa um grande avanço. E, aos poucos, estamos fazendo um trabalho no Shopping Popular de Cuiabá, para conseguir, quem sabe, regularizar uma grande parte dos produtos que são irregulares”, explicou Marli.
Em breve, outras palestras deverão ocorrer no Shopping do Popular, no entanto, serão específicas para os comerciantes que vendem brinquedos, roupas e aos comercializam capacete, separadamente, visando aprofundar um pouco mais os respectivos assuntos.
Fonte: Eliana Bess | Sedec-MT |
IPEM-MT |
Postado: 27/07/2017 |