Cuiaba, Sábado 27 de Abril de 2024 - Agora são:20:44

Previous
Next

IPEM/MT realiza operação especial Volta ás Aulas

 

IPEM/MT realiza operação especial Volta ás Aulas

Ipem-MT coordenador da Rede Consumo Seguro e Saúde de Mato Grosso – MT estará realizando operação em conjunto com o   Procon-MT , órgão parceiro e integrante da RCSS/MT

A operação volta as aulas está acontecendo nacionalmente, de 19 à 23/02/2018, faz parte de um calendário anual estabelecido pelo INMETRO.

Em Mato Grosso a operação está sendo realizada nos municípios de Cuiabá, Várzea Grande e Cáceres, pelo Instituto de Pesos e Medidas - IPEM/MT,  órgão vinculado à secretaria de estado de desenvolvimento econômico - SEDEC e coordenador da Rede Consumo Seguro e Saúde de Mato Grosso - RCSS/MT.

Os produtos escolares certificados que ostentam o selo de SEGURANÇA do Inmetro, foram submetidos a testes de laboratório e estão aptos a serem adquiridos pelos consumidores.

O objetivo da operação é fiscalizar os produtos escolares contemplados pela Portaria Inmetro 262/2012, ao todo são 20 itens, tais como: apontadores, borrachas, canetas esferográficas, colas, giz de cera, lápis de cor, lapiseiras, lápis preto/grafite, merendeiras/lancheiras, réguas, tesoura de ponta redonda, pasta com aba elástica, entre outros.

Nos dias 20 e 21 de fevereiro a RCSS-MT estará participando da operação através dos parceiros IPEM/MT e PROCON/MT.

 O Objetivo da RCSS-MT é atuar de forma integrada e articulada promovendo ações com foco na saúde e segurança do consumidor mato-grossense, com a  finalidade de  uma atuação alinhada e complementar que oferece mais efetividade e maior amplitude de impacto do que as ações antes executadas individualmente.

Segundo a diretora de Avaliação da Conformidade do Ipem/MT, Marli do Nascimento, é importante que os pais estejam muito atentos aos produtos que escolhem para os seus filhos. “Um produto só o selo do Inmetro após passar por diversos testes de segurança em laboratórios de acordo com a legislação vigente. Por isso, é mais seguro que os responsáveis optem por itens que são certificados, pois, tratam-se de artigos como tesouras e apontadores que podem causar acidentes, sobretudo, aos mais pequenos”, alerta.

 Em caso de  irregularidades,  os  produtos serão retirados do mercado (apreensão) e o comerciante notificado terá 10(dez) dias de prazo para a apresentação da Nota Fiscal do fabricante. As multas aplicadas  podem variar.

Fonte: IPEM-MT

IPEM-MT
Fotografo:

Postado: 23/02/2018

Serviços

Auditoria Transparência

Relate seu caso

Portais de Serviço

Acidentes de Consumo

Acidente de Consumo

Rua Joaquim Murtinho,1318 - Centro Sul - CEP 78020-290 - Cuiabá -MT - Fones: PABX (65)3624-8785 / OUVIDORIA (65)3624-8785 RAMAL 252
COPYRIGHT © 2024 - IPEM-MT-Todos os direitos reservados