Ipem-MT orientou aproximadamente 1.200 crianças sobre acidentes de consumo e acidentes domésticos e realizou a verificação de esfigmomanômetros
Presente na 12a. Edição da Caravana da Transformação em Cáceres, o Instituto de Pesos e Medidas de Mato Grosso, órgão delegado do Inmetro e vinculado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, coordenador da Rede Consumo Seguro e Saúde de Mato Grosso-RCSS/MT, realizou palestras orientativas sobre certificação de produtos com conformidade avaliada compulsoriamente e produtos regulamentados, sobre produtos pré-medidos e instrumentos metrológicos.
Além da orientação para o público geral presente na caravana, o Ipem realizou orientação sobre acidentes de consumo e acidentes domésticos para as escolas que visitaram a caravana, durante os três dias desta edição foram orientadas cerca de 1.200 crianças da rede pública de ensino, sobre os riscos que oferecem os produtos, principalmente os brinquedos que não possuem a certificação do Inmetro (acidentes de consumo) e os perigos existentes em casa (acidentes domésticos). As orientações foram realizadas pela Diretora de Avaliação da Conformidade Marli do Nascimento e pela coordenadora da RCSS-MT e agente fiscal metrológica do Ipem Suziane Cristina Marchioreto.
O Ipem é o coordenador da Rede Consumo Seguro e Saúde de Mato Grosso, composta por diversos órgãos da esfera municipal, estadual e federal de MT, tem como objetivo desenvolver ações articuladas e integradas, visando a proteção, saúde e segurança do consumidor matogrossense.
Também foi oferecido o serviço de verificação metrológica, sem custo, dos esfigmomanômetros da rede pública de saúde. Foram verificados 25 esfigmomanômetros, pertencentes a secretaria municipal de saúde de Cáceres.
A verificação de esfigmomanômetros é periódica e obrigatória, deve ser feita pelo menos uma vez ao ano, ou sempre que o aparelho sofrer alguma manutenção. É de suma importância manter o aparelho verificado por ser um instrumento utilizado como parâmetro para diagnóstico de saúde. O serviço de verificação dos esfigmomanômetros foram realizados pela Analista Fiscal Rita Ferreira de Souza.
Fonte: IPEM-MT |
IPEM-MT |
Postado: 07/03/2018 |