A Lei Estadual 10.266 de 10/02/2015 criou a semana matogrossense de orientação e prevenção de acidentes domésticos, com objetivo de disseminar a importância da prevenção de acidentes, a referida semana acontecerá sempre na última semana de junho, antecedendo as férias escolares.
Neste ano a semana acontecerá de 25 à 29 de junho de 2018.
Assim a RCSS-MT por meio do IPEM/MT, integrante e coordenador da rede consumo seguro e saúde de Mato Grosso, através da Diretoria de Avaliação da Conformidade, do PROCON/MT e dos PROCONs DE VÁRZEA GRANDE, SINOP e BARRA DO GARÇAS, visando promover a proteção dos consumidores em atividades relacionadas a segurança de produtos de consumo, diante da importância do tema e da familiaridade do mesmo com as ações em segurança de produtos e acidentes de consumo e seus registros no Sinmac, levando-se em consideração as ações que vem sendo desenvolvidas desde janeiro de 2014, no estado, realizará ações de orientação à alunos da rede pública de ensino, com o objetivo de prevenir esses acidentes domésticos aos quais as crianças estão suscetíveis, principalmente duarante as férias escolares, período que passam mais tempo em casa.
Acidentes domésticos: um cuidado dentro de casa
Os acidentes domésticos são responsáveis por um grande número de mortes de crianças, no Brasil e no mundo. Segundo o Ministério da Saúde, cada ano são registradas 6 mil mortes e mais de 140 mil internações na rede pública de crianças abaixo de 14 anos, vítimas desse tipo de acidente.
Segundo dados da ONG Criança Segura 90% dos acidentes domésticos podem ser evitados pelos pais ou responsáveis, a partir de mudanças simples dentro de casa. A adoção dessas diversas medidas preventivas é a melhor forma de evitar acidentes domésticos e fazer com as crianças possam brincar e viver de forma segura, sem que se machuquem e que sejam vítimas muitas vezes fatais.
Rede Consumo Seguro e Saúde de Mato Grosso – RCSS/MT
O GT-Brasil, que é constituído pelo INMETRO, SENACON e ANVISA, vem estimulando a criação de redes locais através da realização de visitas técnicas para a instalação dessas redes, a RCSS-MT foi instalada em 28/03/2017, desde então veem desenvolvendo ações integradas e articuladas com foco na saúde e segurança dos consumidores mato-grossenses, com a finalidade de uma atuação alinhada e complementar que oferece mais efetividade e maior amplitude. Fazem parte da RCSS-MT : IPEM/MT, Procon/MT, Procon Municipal de Várzea Grande, Procon Municipal de de Barra do Garças, Procon Municipal de Sinop, Lacen-MT, SES/MT-VISA, Vigilancia Sanitária Municipal de Cuiabá, ABIN-MT, Corpo de Bombeiros, Receita Federal, Anvisa, Sociedade Matogrossense de Pediatria e Delegacia do Consumidor - DECON.
Escolas que serão orientadas:
EMEB Lizamara Aparecida Oliva de Almeida - Sinop
EMEB Angela Jardim Botelho – Várzea Grande
CMEB Moreira Cabral – Barra do Garças
EMEB Uilibaldo Vieira Gobbo – Sinop
EMEB Alzira Valladares - Cuiabá
CMEB João Alves dos Santos – Barra do Garças
EMEB Maria Aparecida Amaro de Souza – Sinop
EMEB Basiliano Do Carmo De Jesus – Sinop
EMEB Profa. Leni Teresinha – Sinop
EMEB FILOGÔNIO CORRÊA DA COSTA – Cuiabá
EMEB Valter Kunze – Sinop
EMEB José Reinaldo de Oliveira – Sinop
EMEB Armando Dias – Sinop
EMEB Silvana – Sinop
CMEB Profa. Elizabeth Sanchez – Barra do Garças
EMEB JUAREZ SODRÉ FARIAS – Cuiabá
EMEB Aleixo Schenato - Sinop
Escola Estadual Hermelinda de Figueiredo – Cuiabá
EMEB Juvenilia Monteiro Quinta – Várzea Grande
EMEB Profa. Ana Cristina de Sena – Sinop
CEMEB Francisco Marcucci – Barra do Garças
EMEB Profa. Taciana Balth Jordão – Sinop
EMEB Prof. Jurandir Liberino de Mesquita – Sinop
EMEB Rodrigo Damaceno – Sinop
EMEB Sadao Watanabe - Sinop
Fonte: IPEM-MT |
IPEM-MT |
Postado: 25/06/2018 |