Operação de Páscoa, contudo, realizada pelo Instituto de Pesos e Medidas do Estado de Mato Grosso (Ipem-MT) vai fiscalizar vários produtos, entre eles os enlatados, que são consumidos com maior intensidade no período da Páscoa. O bacalhau está na lista e, conforme antecipou o coordenador da fiscalização de pré-medidos, é o que mais apresenta problemas. O trabalho de retirada dos produtos para verificação em laboratório vai até sexta-feira (30.03) em Cuiabá e Várzea Grande. O município de Cáceres também integra a Operação, mas os ovos serão recolhidos apenas no último dia da Operação devido a fragilidade do produto, que não resiste ao calor.
Considerando o trabalho de acompanhamento dos ovos de páscoa realizado pelo Ipem-MT, é possível afirmar que o erro existe, mas é pequeno, em torno de 1,5%. Segundo o coordenador da Fiscalização de Produtos do Ipem-MT, Rogério Henrique de Oliveira, aproximadamente 98% estão dentro da conformidade. Para interditar um lote da fabricação o índice precisaria ser maior, próximo a 6%. Mesmo apresentando percentuais aceitáveis, o estabelecimento é multado. “Trata-se de uma ação pró-ativa para o consumidor não levar prejuízo”, explicou.
O problema detectado pela equipe de fiscalização está no bacalhau embalado pelo estabelecimento. “O bacalhau tem apresentado 30% de reprovação. Nesse caso é possível interditar o produto e pedir que seja pesado novamente para disponibilização ao consumidor. Como é embalado ali mesmo, não precisamos levá-lo ao laboratório. Mas o estabelecimento é multado”, disse Rogério, ao destacar que o produto é consumido com maior intensidade durante a quaresma que antecede o domingo de Páscoa.
Além do bacalhau, a equipe intensifica a fiscalização nos demais itens da época, principalmente em se tratando dos enlatados como azeite, atum e sardinha.
Os resultados dos ensaios em laboratório ficam prontos até o dia 06 de abril.
BRINQUEDOS - Paralelo a fiscalização de pré-medidos, responsável pelo quantitativo dos produtos embalados longe dos olhos do consumidor, o setor de Avaliação da Conformidade do Ipem-MT também vai participar da Operação, verificando se os brinquedos contidos nos produtos seguem os padrões certificados pelo Inmetro. A preocupação é quanto a segurança dos brinquedos, evitando que as crianças se machuquem com os brindes contidos dentro dos ovos de chocolate.
O Ipem-MT é um órgão delegado do Inmetro e vinculado no Estado à Secretaria de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme).
Fonte: ELIANA BESS Assessoria/Ipem-MT |
Sampaio |
Postado: 27/03/2012 |