Cáceres-MT - Depois de mais de vinte anos de expectativa, os moradores da cidade de Cáceres ( 220 km de Cuiabá), comemoram o anúncio da instalação da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Mato Grosso. A documentação oficial de homologação foi entregue ao governador Silval Barbosa na última segunda-feira (21.01), pelo secretário-executivo do Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exportação (CZPE), Gustavo Saboia Fontenele.
Para conhecer as demandas do empreendimento, o secretário de Estado de Indústria, Comércio, Minas e Energia, Alan Zanatta, visitou o município nesta quarta-feira (23). “Viemos trazer esta boa notícia para os empresários da região e principalmente mostrar os benefícios dessa obra para a qualidade de vida da população, com a abertura de novos postos de trabalho”, ressaltou Zanatta.
A área total do projeto é de 240 hectares, mas nesta primeira fase serão construídas obras de infraestrutura básica apenas em 20 hectares. Este empreendimento tem todo apoio do governo para a sua consolidação, através da implantação da infraestrutura necessária como: pavimentação asfáltica, rede de energia e sistema de abastecimento de água; bem como a construção da sede da ZPE”, explicou o secretário.
Essa nova fase na economia de Cáceres e região é vista com muita expectativa pelo prefeito da cidade, Francis Maris Cruz. Segundo ele, é um grande presente para a sua gestão. “Acompanhei o esforço de muitas pessoas para trazer a ZPE para nossa região, hoje me sinto privilegiado em ver este grande sonho se tornar realidade. Tenho absoluta certeza que com a instalação de novas empresas, a geração de renda no município vai melhorar e muito”, afirma o prefeito.
Os deputados Estaduais Ezequiel Barbosa, Airton Portugues e Antônio Azambuja acompanharam o secretário Alan Zanatta durante a visita e se comprometeram em unir esforços junto ao governo do Estado para buscar incentivos. “Vamos lutar na Assembléia Legislativa para criar um projeto de lei isentando o ICMS da energia elétrica, da comunicação e do frete para as empresas que se instalarem na ZPE”, disse o deputado Ezequiel.
Várias empresas na região de Cáceres já se mostram interessadas, como é o caso da Cooperativa de Criadores de Jacarés do Pantanal (Coocrijapan), estrutura que também foi visitada pela comitiva. São abatidos na unidade cerca de 180 animais/dia. A carne é destinada ao mercado interno e o couro é processado e exportado para a Bolívia, Itália e Estados Unidos. A intenção é instalar um curtume na ZPE, ampliar a produção e aproveitar os incentivos para exportar nossos produtos para outros paises”, explicou Weber Girardi, um dos cooperados.
Fonte: FERNANDO DUTRA Assessoria Sicme-MT |
Fernando Dutra/Sicme-MT |
Postado: 25/01/2013 |