Com o objetivo de oferecer mais segurança e qualidade ao consumidor o Instituto de Pesos e Medidas de Mato Grosso (Ipem-MT), executou entre os dias 04 e 08 de fevereiro a fiscalização "Mãos a Obra". Esta foi a 1° Operação Especial de 2013 em nível nacional designada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO).
Os produtos que fizeram parte desta fiscalização foram os equipamentos de proteção individual (EPI), como capacetes de segurança para uso industrial, luvas isolantes de borracha e peças semifacial filtrante para partículas. A operação teve duração de uma semana e foram vistoriados cerca de 87 estabelecimentos entre Cuiabá e Várzea Grande.
No total, foram fiscalizados 13.159 produtos de proteção individual, dos quais 11.130 foram aprovados e 2.029 foram reprovados. Além do selo de certificação do INMETRO, fiscais do Ipem-MT também tiveram o cuidado de observar a existência do nome e marca registrada do fabricante e a data de fabricação dos equipamentos.
Segundo a diretora de Avaliação da Qualidade do Ipem-MT, Marli Nascimento, as Operações Especiais são de suma importância tanto para o comerciante quanto para o consumidor. "Quando se fala na obrigatoriedade do selo do INMETRO, isso significa que aquele produto já passou por vários testes em laboratórios e que esta pronto para ser usado sem oferecer riscos. A certificação visa a segurança", afirma a diretora.
De acordo com o presidente do Ipem-MT, Clodoaldo Ferreira, o Instituto não só cumpre as designações do INMETRO como também realiza suas próprias operações no âmbito Estadual. “Somos um órgão delegado, mas realizamos operações rotineiras através de denúncias”, explica Clodoaldo.
No decorrer do ano serão realizadas outras nove Operações Especiais que se integram no calendário oficial do INMETRO. O Ipem-MT além de órgão delegado é vinculado a Secretaria de Estado de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme).
Fonte: THALITA BRUNO Assessoria/Ipem |
Sampaio |
Postado: 15/02/2013 |