Plugues, conectores, tomadas, disjuntores entre outros dispositivos elétrico de baixa tensão foram os alvos da Operação Especial de Segurança Elétrica, do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO), realizada entre os dias 15 e 22 de abril.
Executada no Estado pelo Instituto de Pesos e Medidas de Mato Grosso (Ipem-MT), as fiscalizações aconteceram nos municípios de Cuiabá, Várzea Grande, Alta Floresta, Paranatinga, Primavera do Leste e Pontes e Lacerda. No total 50 estabelecimentos foram fiscalizados.
De acordo com o Coordenador de Avaliação da Conformidade do Ipem, Bento Francisco Gomes Bezerra, mais de 13 mil produtos foram inspecionados. “Durante a operação foram verificados se os produtos como tomadas, plugues e adaptadores estão com o certificado do Inmetro. Já os dispositivos elétricos de baixa tensão precisam apresentar informações obrigatórias como corrente, tensão e identificação do fabricante”.
Do montante fiscalizado, apenas 237 produtos foram apreendidos, o que representa 1,79% de irregularidade. As empresas autuadas pelo instituto têm dez dias para apresentar defesa ao órgão.
O Ipem-MT é um órgão delegado do Inmetro e vinculado no Estado à Secretaria de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme-MT).
Clique AQUI para ver a lista de produtos fiscalizados pelo Ipem-MT na Operação Especial "Segurança Elétrica".
Fonte: THALITA BRUNO Assessoria/Ipem-MT |
Sampaio |
Postado: 24/04/2013 |