Produtos têxteis de procedência nacional ou estrangeira, destinados à comercialização foi o principal foco da fiscalização da Operação Especial “Dia das Mães”, do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO), realizada entre os dias 06 e 10 de maio.
Executada no Estado pelo Instituto de Pesos e Medidas de Mato Grosso (Ipem-MT), as vistorias aconteceram nos municípios de Cuiabá, Várzea Grande e Primavera do Leste. No total foram fiscalizados cerca de 70 estabelecimentos.
Segundo o Coordenador de Avaliação da Conformidade do Ipem-MT, Bento Francisco Gomes Bezerra, foram fiscalizados mais de 20 mil produtos têxteis. “A nossa preocupação foi verificar se as informações obrigatórias estavam contidas nos produtos como o nome, razão social ou marca registrada, identificação fiscal, indicação do país de origem, composição têxtil, tratamento de cuidado para conservação e indicação de tamanho”, destaca Bento Bezerra.
Do montante fiscalizado, 494 produtos foram reprovados, o que representa 2,33% de irregularidade. As empresas autuadas pelo instituto têm dez dias para apresentar defesa ao órgão.
De acordo com o presidente do Ipem-MT, Clodoaldo Ferreira, o instituto não só cumpre as designações do INMETRO como também realiza suas próprias operações no âmbito Estadual. “Somos um órgão voltado à defesa do consumidor, realizamos operações especiais e também rotineiras através de denúncias”, explica Clodoaldo. No decorrer do ano serão realizadas outras cinco Operações Especiais que se integram no calendário oficial do INMETRO. O Ipem-MT é vinculado a Secretaria de Estado de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme).
Fonte: THALITA BRUNO Assessoria/Ipem-MT |
Sampaio |
Postado: 10/05/2013 |