Os municípios de Alto Araguaia, Pedra Preta e Sinop, região Norte e Sul do Estado, receberam entre os dias 17 e 21 de junho fiscais do Instituto de Pesos e Medidas de Mato Grosso (Ipem-MT), para a realização da Operação Especial “Boa Viagem”, designada nacionalmente pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO).
Segundo a Diretora da Avaliação da Conformidade do Ipem-MT, Marli Nascimento, cerca de 1330 produtos foram fiscalizados. “O foco maior foi em produtos como; pneus novos e reformados de automóveis, pneus de motocicletas, arla32 (agente redutor de líquido automotivo), capacete de proteção para motociclista e dispositivo de retenção para crianças. Do montante fiscalizado tivemos um percentual de 15,74% de reprovações”.
Além da Operação Especial para intensificar as verificações nos produtos de proteção e segurança nas estradas, o Ipem-MT vem realizando fiscalizações rotineiras em empresas reformadoras de pneus. “Desde novembro de 2012 reformadoras de pneus de automóveis de todo o país são obrigadas a terem o registro no Inmetro. No Estado mais de 30 empresas já estão em processo para se registrarem no Ipem-MT e aquelas que ainda não possuem o registro podem entrar em contato com o setor de Avaliação da Conformidade do Ipem-MT”, explica Marli Nascimento.
As portarias 227/2006 e 444/2010 determinam que pneus reformados ou com processo de reutilização da carcaça devem apresentar obrigatoriamente o Selo de Identificação da Conformidade. Caso contrário, o produto pode ser apreendido.
“Os pneus reformados devem conter uma das expressões RECAUCHUTADO, RECAPADO ou REMOLDADO; designação da dimensão; capacidade de carga e limite de velocidade; marca e denominação registrada do reformador; C.N.P.J. do reformador; a expressão “SEM CÂMARA” quando se tratar de pneu projetado para uso sem câmara; e a data de reforma mediante um grupo de quatro números”, ressalta a diretora do Ipem-MT.
O Ipem-MT é um órgão delegado do INMETRO e vinculado a Secretaria de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme-MT).
Fonte: Thalita Bruno - Assessoria/Ipem-MT |
Divulgação Google |
Postado: 24/06/2013 |