Todos os meses o Instituto de Pesos e Medidas de Mato Grosso (Ipem/MT) realiza a verificação e análise de produtos têxteis para saber o que é comercializado no estado e garantir produtos de qualidade aos consumidores. Desde 2011, os institutos de todo o País fazem a coleta de blusas, vestidos, saias, artigos de cama, mesa e banho entre outros para análise físico-químico em laboratório certificado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).
Nesses dois anos os fiscais do Ipem-MT coletaram em torno de 4.270 unidades da vasta linha de produtos têxteis. Segundo o coordenador de Avaliação da Conformidade do Instituto de Mato Grosso, Bento Francisco Gomes Bezerra, o trabalho é um compromisso de planejamento firmado entre os Institutos de Pesos e Medidas e o Inmetro. “Cada estado realiza as operações. O objetivo é realizar uma verificação mais detalhada dos produtos têxtil, para que o consumidor tenha confiança na qualidade dos produtos que leva para casa”, assinalou.
O presidente do Ipem-MT, Clodoaldo Ferreira, lembra que os produtos têxteis têm um regulamento específico e que o instituto dá todo apoio às equipes técnicas na realização dos trabalhos de fiscalização. “Procuramos sempre fortalecer os segmentos da indústria e do comércio do estado de Mato Grosso, promovendo a justa concorrência, com foco na defesa do consumidor”, disse.
As operações designada pelo Instituto Nacional, seja ela especial ou por denúncia, são realizadas por fiscais técnicos com um alto nível de conhecimento. “Antes da coleta os produtos passam por uma verificação prévia, ou seja, nossos técnicos recolhem produtos que têm algum indício de irregularidade. Por isso o índice de aprovação desses artigos no laboratório do INmetro é mínimo”, completou o coordenador.
Dica ao Consumidor
O coordenador de Avaliação alerta o consumidor para que fique atento na hora da compra, e se necessário a sempre procurarem seus direitos. “O consumidor tem que ser seleto, é de extrema importância comprar em estabelecimentos que possui nota fiscal, caso venha acontecer alguma coisa com o produto o consumidor pode procurar seus direitos”.
As fiscalizações também podem ser realizadas por meio de denuncias na Ouvidoria do Ipem/MT, pelo telefone (65) 3322-9729, órgão delegado do INmetro e vinculado à Secretaria de Estado de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme/MT).
Fonte: Thalita Bruno/Assessoria/ipem-mt |
Sampaio/Ipem-MT |
Postado: 04/07/2013 |