Os fiscais do Instituto de Pesos e Medidas de Mato Grosso (Ipem-MT) realizam, durante todo o mês de julho, fiscalizações rotineiras em produtos de Avaliação da Conformidade em 12 municípios do interior do estado. A ação será feita por quatro equipes nos municípios Sorriso, Nova Ubiratã, São José do Rio Claro, Nova Maringá, Diamantino, Rondolândia, Comodoro, São José do Xingu, Santa Cruz do Xingu, Confresa, Nova Nazaré e Cocalinho. Segundo a diretora de Avaliação da Conformidade do Ipem-MT, Marli Nascimento, “o objetivo da inspeção é orientar e retirar do mercado produtos que causam riscos a saúde e segurança dos consumidores”.
A diretora lembra “que os produtos fiscalizados nesta operação rotineira serão os certificados, como brinquedos, capacetes, preservativos, materiais elétricos, eletrodomésticos entre outros; os regulamentados que são os produtos têxteis cujas coletas são encaminhadas para análise em laboratório do Inmetro, e também os produtos do Programa Brasileiro de Etiquetagem-Etiquetas ENCE, as geladeiras, fogões, televisores, ar condicionado e outros”.
No município de Rondonópolis, além das fiscalizações em produtos também serão realizadas visitas de acompanhamento nas empresas registradas que prestam serviços em manutenção e recargas de extintores de incêndio. “Serão feitas análise de documentações das empresas, testes nos equipamentos em uso, desenvolvimento do trabalho realizado pelos técnicos e verificação dos extintores recarregados”, ressalta Marli.
O Ipem-MT é um órgão delegado do Inmetro e vinculado à Secretaria de Estado de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme-MT).
Fonte: Thalita Bruno - Assessoria/Ipem-MT |
sem foto |
Postado: 08/07/2013 |