Durante toda a semana, técnicos do Instituto de Pesos e Medidas de Mato Grosso (Ipem-MT) realizam inspeções em 132 ônibus escolares que fazem parte do programa “Caminho da Escola”. Os veículos vão ser distribuídos para todo o Estado, com o intuito de transportar estudantes da rede básica municipal, estadual e da zona rural.
O programa, desenvolvido pelo Ministério da Educação, renova, amplia e padroniza as frotas de ônibus escolares de todo o país, de acordo com as especificações exigidas, o que garante um transporte seguro e a diminuição da evasão escolar.
Um dos parceiros do programa é o Instituto Nacional de Metrologia e Tecnologia (Inmetro), em Mato Grosso. As fiscalizações vão ser feitas pelo setor de Avaliação da Conformidade do Ipem-MT.
De acordo com a diretora do departamento, Marli Nascimento, o órgão realiza inspeções de fábrica e de recebimento. “Recebemos esses veículos mediante solicitação e agendamento pelo fabricante. A inspeção consiste na constatação das especificações técnicas e funcionamento dos sistemas e componentes”.
Segundo ela, “um dos exemplos de inspeções realizadas pelo Ipem-MT é a verificação do cronotacógrafo (instrumento que limita a velocidade dos veículos, no caso dos ônibus escolares em 70km/h), porta que não abre com o veículo em movimento, iluminação, ventilação, cinto de segurança toráxico, piso anti-derrapante, luz de ré com sinal sonoro, entre outros itens com foco na segurança”.
Após as fiscalizações, os veículos recebem o selo de segurança do Inmetro e são liberados para o fabricante, podendo já ser entregues ao contratante. As inspeções acontecem até a próxima sexta-feira (19), no pátio do Comando Regional da Polícia Militar, na avenida do CPA, nas proximidades do ginásio Verdinho.
O Ipem-MT é um órgão delegado do Inmetro e vinculado à Secretaria de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme-MT).
Fonte: Thalita Bruno/Assessoria/ipem-mt |
Sampaio/Ipem-MT |
Postado: 15/07/2013 |