Mais de 160 produtos foram reprovados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), durante a Operação Especial “Segurança de Eletrodoméstico”, realizada entre os dias 05 e 09 de agosto. Executada no Estado pelo Instituto de Pesos e Medidas de Mato Grosso (Ipem-MT), a fiscalização foi focada em Baterias elétricas, liquidificadores, secadores entre outros produtos eletrodomésticos. No total, 3795 produtos foram vistoriados em 255 ações nos municípios de Cuiabá, Várzea Grande. Do montante, 163 foram reprovados, o que representa 4% de irregularidade.
Segundo o coordenador de Avaliação da Conformidade do Ipem-MT, Bento Francisco Gomes Bezerra, todos os produtos foram vistoriados para atender os requisitos exigidos pela norma da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) NBR NM 60335-1. “O cumprimento das exigências tem o objetivo de prevenir acidentes de consumo e proteger os consumidores em relação aos riscos elétricos, mecânicos, térmicos, fogo e radiação dos aparelhos”.
Para o presidente do Ipem-MT, Clodoaldo Ferreira, a realização de qualquer operação, seja designada pelo Inmetro ou no âmbito estadual (via denúncia) é de extrema importância para o consumidor e também para o comerciante. “Além de garantir a qualidade dos produtos, trabalhamos ainda na conscientização da importância na comercialização dentro das normas e exigências”.
O Ipem-MT é um órgão delegado do Inmetro, vinculado à Secretaria de Estado de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme-MT).
Fonte: Thalita Bruno - Assessoria/Ipem-MT |
Sampaio/Ipem-MT |
Postado: 13/08/2013 |