Com o objetivo de proporcionar qualidade ao consumidor, o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), vêm no decorrer dos anos, incluindo em seu calendário oficial de atividades as Operações Especiais. Em Mato Grosso, executada pelo Instituto de Pesos e Medidas (Ipem-MT).
A Operação Verão, a primeira de 2014, realizada neste mês de fevereiro, teve como objetivo fiscalizar produtos têxteis nos estabelecimentos de Cuiabá e Várzea Grande. Foram mais de 14.360 mil produtos verificados.
Do montante fiscalizado, 404 foram reprovados. De acordo com a Diretora de Avaliação da Conformidade do Ipem-MT, Marli Nascimento, o intuito é verificar se as informações obrigatórias estavam contidas nos produtos. “Nosso papel é observar a existência do nome, razão social ou marca registrada, identificação fiscal, indicação do país de origem, composição têxtil, tratamento de cuidado para conservação e indicação de tamanho”.
Marli destaca ainda, que os números de reprovações representam 2,81% de irregularidades detectadas. “As empresas responsáveis pelos produtos reprovados serão autuadas pelo instituto e terão um prazo de dez dias para apresentar defesa junto ao Ipem-MT. Os consumidores devem ser seletos quando adquirir algum produto. É importante comprar sempre em estabelecimentos com possuem nota fiscal”.
Para o Presidente do Ipem-MT, Clodoaldo Ferreira, “as fiscalizações executadas tanto por Operações Especiais quanto as rotineiras são realizadas para proporcionar ao consumidor segurança e qualidade dos produtos e também a justa concorrência no mercado de trabalho”.
O Ipem-MT é um órgão delegado do Inmetro e vinculado a Secretaria de Estado de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme-MT)
Fonte: THALITA BRUNO Assessoria/Ipem-MT |
semfoto |
Postado: 11/01/2014 |